A Cauda Infinita

Chris Anderson popularizou a cauda longa, fundamental para tantos setores e tantos mercados.

Chris Anderson popularizou a cauda longa, fundamental para tantos setores e tantos mercados. Já participei de painéis em eventos da música que debatiam sobre como ser descoberto na cauda longa. Hoje quando falamos em lançamentos digitais me baseio na cauda infinita, porque quando se sabe que a média de lançamentos globais do grande player do mundo passa de 60k por dia, fato estamos numa cauda infinita.

Além disso vale lembrar que o mercado digital tem mais que 50% da receita da indústria fonográfica, ou seja, vamos olhar para o stream.

Como ser descoberto? Aí começa o desafio. Quem vai me colocar nas grandes playlists? Qual o parceiro de negócio ideal?

Meu ponto de partida é sempre pensar em que momento o artista está, se tem condições de auto gerir sua carreira ou se não tem ideia de como subir seu conteúdo também chamado de “sua música” nas plataformas digitais, caso a primeira opção seja o caso uma agregadora é o caminho, do contrário escolha um selo parceiro, as vezes fatiar o bolo é mais vantajoso do que ganhar sozinho.

O próximo passo, ou melhor conselho é calma, muita calma. Planejamento, tempo e paciência são fundamentais na disputa por um lugar ao sol. Mas os recursos são escassos, vou conseguir? Tudo é possível com criatividade e boa música. As ferramentas de engajamento (mídias sociais) ajudam a trabalhar sua audiência (fãs) que de seguidores podem se tornar ouvintes mensais nas plataformas.

Tão importante quanto um novo lançamento é trabalhar o pós, lembrar que uma música lançada é o seu catálogo futuro e a manutenção e o cuidado com ele faz toda a diferença.

Por fim, todos queremos playlists, mas playlist não é garantia de sucesso, eu particularmente fico bem empolgada quando a audiência procura o artista e da o play de forma ativa.

por Cris Garcia Falcão

compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp

Mais populares

Futuro do Ao Vivo

Para falar do mercado ao vivo no contexto pandêmico e sobre o seu futuro é importante pensar que temos diversos pontos de vista para analisar, mas vou listar três pelos quais vou discorrer um pouquinho aqui

Educação Financeira por e para Artistas

As vezes é necessário abraçar toda oportunidade que lhe for oferecida e se desdobrar em ser artista, professor, produtor, editor de vídeo, passeador de cachorro simultaneamente para poder ter uma renda básica.

Translate